Maha Lilah
O jogo do autoconhecimento


O Maha Lilah é um jogo de tabuleiro que funciona como um instrumento para o processo de autoconhecimento. O jogo contribui para esclarecer o estado de consciência que está atuando sobre a questão ou desconforto trazido pelo jogador(a) ou jogadores.
Como o jogo atua?
O jogo atua no campo morfogenético* de maneira assertiva e profunda. Cada ser humano possui um campo, quando se formam grupos ou casal, cria-se um sistema.
“Só conseguimos curar ou dissolver aquilo que é visto, reconhecido e sentido.”
Como funciona?
Podemos utilizar o Maha Lilah para abordar qualquer questão. A pergunta pode ser formulada em parceria com a facilitadora, a partir de uma situação desconfortável para o/a jogador(a). O Maha Lilah serve como um diagnóstico antes de qualquer intervenção, seja terapêutica, de treinamento, consultoria ou formação continuada. Ele fornece informações sobre o que está presente, permitindo que as questões sejam assimiladas, trabalhadas e resolvidas de forma assertiva.
O jogo acessa o campo e traz a informação(fonte de conhecimento) por meio do sentir de cada jogador(a).
Como jogar?
O jogo pode ser jogado presencialmente ou online. Ofereço facilitação:
-
individual com duração de 1h30
-
em grupo - a duração depende do número de participantes
-
em casal com duração de até 2h30
História
O Maha Lilah é um jogo de tabuleiro, que surgiu no oeste da Índia entre o final do século XVII e início do século XVIII, foi criado pelos sábios hindus para contribuir com a jornada de autoconhecimento e com o despertar da consciência, ele pode ser considerado um mapa desse processo ou pode funcionar como um diagnóstico daquilo que se quer tomar consciência.
O jogo tem 72 casas que descreve os estados arquetípicos de consciência a que todos os seres humanos estão sujeitos em seu processo de autoconhecimento e despertar. Ao jogar Maha Lilah, o jogador amplia a sua percepção, percebe com clareza as estruturas seus padrões de repetição, seus emaranhados e o sistema de crenças que o impedem de fluir. A partir da tomada de consciência, o jogador poderá tomar as devidas providências para realizar as mudanças necessárias sobre a questão que o trouxe para o jogo.
(*)O campo morfogenético é uma espécie de memória coletiva inconsciente de um sistema. “Há uma espécie de memória integrada nos campos mórficos de cada coisa organizada. Eu concebo as regularidades da natureza como hábitos mais que por coisas governadas por leis matemáticas eternas que existem de algum modo fora da natureza.” (Sheldrake, 1981).