Qual a importância das emoções em nossas vidas?
- fabianafonseca55
- 19 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr.
"Não somos máquinas pensantes. Somos máquinas sentimentais que pensam."
António Damásio
Neurologista e Neurocientista
Segundo a Brené Brown, na série Atlas do Coração, a emoção é biologia, biografia, comportamento e história.
Biologia - A emoção que sentimos é uma resposta do nosso corpo a algo, são nossos sentimentos. O nosso corpo é por onde processamos nossas emoções.
Biografia - É como a nossa cultura pessoal foi e é criada.
Comportamento - É como demonstramos nossas emoções.
Emoção - também é história.

Podemos entender que as emoções são reações espontâneas que temos diante de alguma circunstância - não temos controle no sentir, mas hoje podemos ter autocontrole no reagir.
As emoções influenciam nossas vidas muito mais do que imaginamos.
Somos seres sociais e sentimentais, sentimos o tempo todo, no entanto a nossa cultura sempre valorizou o intelecto e o agir, a consequência disso é o alto nível de desconexão do nosso sentir. Desse modo vivemos a maior parte do tempo no automático, represando nosso sentir, nossas emoções; os resultados dessa desconexão são: o desequilíbrio emocional, mental, físico(manifestação de doenças) e espiritual.
É fundamental compreender as emoções para reconhecê-las, nomeá-las e, dessa forma, gerenciá-las com maior habilidade.
O letramento ou educação emocional é o conhecimento ou autoconhecimento das nossas emoções e de como elas funcionam, é saber ler e escrever o mundo emocional em um contexto individual e social.
Ler entende-se como fazer a leitura do que estamos sentido.
Escrever compreende-se como o processo de saber descrever ou expressar as emoções que sentimos e tmabém compreender as dos outros, quando essas são expressadas.
Na atual conjuntura é essencial desenvolver ou fortalecer habilidades socioemocionais, elas nos permitem melhores relações intrapessoais - para conhecer nossas emoções, nossos próprios limites e necessidades - e também para melhorar as relações interpessoais - para perceber e respeitar os limites e necessidades do outro.
O desenvolvimento e o fortalecimento de habilidades socioemocionais pode ser realizado em qualquer momento da vida, em nós adultos, basta que tenhamos uma pequena disposição para entrar no processo, já para as nossas crianças e adolescentes isso pode fazer parte da sua formação cultural.
“Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo.” Ludwig Wittgenstein - Filósofo
Vamos juntas e juntos!




Comentários